facebook

Missão, Visão e Valores

Cuidados especiais para pessoas especiais


Cuidados especiais para pessoas especiaisA missão da Associação Social de Solidariedade Social de Espadanedo é prestar um serviço de qualidade, adequado a cada cliente, respondendo às suas necessidades e superando as suas expectativas.

Visão Ser uma organização de referência na resposta às necessidades e dificuldades das pessoas portadoras de deficiência e na qualidade dos serviços prestados. Ser uma IPSS dinâmica, bem equipada e inovadora, reconhecida como parceira fundamental para o desenvolvimento regional.

Valores A nossa ação assenta na promoção do bem-estar de todos os clientes. Valorizamos um clima de afeto, onde os sentimentos são o nosso melhor instrumento de trabalho. Privilegiamos relações personalizadas, baseadas no conhecimento profundo das necessidades de cada cliente, com respeito e dignidade.

No desempenho da atividade a Instituição tem como valores fundamentais:


  • Integridade: Respeitar os deveres e os direitos de todas as partes interessadas e as regras organizacionais de conduta.
  • Rigor: Tomar decisões com base em factos e executar tarefas e registos conforme o definido nos procedimentos.
  • Privacidade - Respeitar os espaços e os tempos de cada cliente.
  • Confidencialidade: Não transmitir ao exterior informações pessoais sobre utentes, colaboradores e dirigentes, ou que possam por em causa o bom nome da instituição.
  • Solidariedade: Ajudar e colaborar com todas as partes interessadas.
  • Ética: Trabalhar de forma transparente assumindo o compromisso de ter sempre em consideração valores morais considerados fundamentais a todos aqueles que com a instituição se relacionam.
  • Responsabilidade: Executar as suas tarefas com rigor, imparcialidade, dedicação e profissionalismo, zelando pelos bens da instituição e utentes
  • Sustentabilidade: Favorecer o desenvolvimento sustentado da ASSE com conduta transparente, social e eticamente responsável, de modo a garantir a credibilidade e boa imagem.

  • Política da Qualidade
    A ASSE define, implementa e controla o seu compromisso com a satisfação das necessidades e expectativas legítimas dos clientes e de outras entidades interessadas. Para garantir a execução da política da qualidade, a organização controla a conformidade e a melhoria contínua dos processos. Aplica-se no planeamento, conceção, organização, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de todas as atividades de intervenção e apoio da Instituição. Orienta-se por um conjunto de valores e princípios baseados nos direitos e deveres de todas as partes interessadas. Desenvolve as suas atividades centrada no cliente, satisfazendo as suas necessidades, gerindo as suas expectativas e promovendo a sua qualidade de vida. Cumpre com os requisitos legais e normativos que enquadram a sua atividade sendo transparente na divulgação, por todas as partes interessadas, da política da qualidade e do sistema que a suporta, das práticas e resultados.

    Política da Ética
    A ASSE define, implementa e controla o seu compromisso relativo a valores morais fundamentais, orientados para a prevenção de riscos desnecessários e organização das práticas que respeitem os valores da organização, bem como, a prevenção de abuso físico, mental e financeiro. Por outro lado, a ASSE apoia o desenvolvimento de condições de escolha informada (empowerment) de forma a potenciar iniciativas próprias de prevenção e reação, permitindo a autodefesa.

    Política das Parcerias
    A ASSE define, implementa e controla o seu compromisso relativo à cooperação com outras entidades, publicas ou privadas, para explorar sinergias de modo a melhorar a sustentabilidade organizacional. As parcerias devem, por isso, ser voluntárias, permitirem vantagens recíprocas e envolver a dimensão económica, humana e ambiental.

    Política da Confidencialidade
    A ASSE define, implementa e controla o seu compromisso relativo à confidencialidade da informação dos clientes, incluindo todos os dados que se encontrem sob alguma forma de reserva, nomeadamente aqueles cuja divulgação possa prejudicar a prestação de serviços; possam ser usados na construção de imagem negativa ou estereotipada e possa causar indesejada e legítima insatisfação dos clientes e/ou seus representantes.

    Política dos Recursos Humanos
    A ASSE define, implementa e controla o seu compromisso relativo ao recrutamento, seleção, formação e avaliação dos trabalhadores de modo a promover a melhoria da sua qualificação, do seu desempenho e a garantir igualdade de oportunidades de formação, desempenho, promoção e remuneração.

    Política da participação
    A ASSE define, implementa e controla o seu compromisso relativo à participação e inclusão dos seus clientes e à participação de outras entidades interessadas na melhoria dos processos da qualidade em todos os níveis da organização.

    Política da higiene, saúde e segurança no trabalho
    A ASSE define, implementa e controla o seu compromisso relativo ao seu desempenho no domínio da qualidade de vida dos colaboradores e utentes, incluindo higiene, saúde, segurança e conforto.